Como Ajudar meu Filho Disléxico na Escolha da Profissão

Como Ajudar meu Filho Disléxico na Escolha da Profissão

A proposta deste tema é desafiadora. Principalmente quando analisamos o caso e percebemos que não temos uma fórmula mágica para podermos discorrer sobre o assunto.

Este é um quebra-cabeça  muito interessante de se montar pois não podemos somente encaixar peças, temos que analisar a longo prazo o resultado desses encaixes. Em outras palavras: como montar um plano estratégico de vida para seu filho, respeitando as preferências pessoais dele, analisando também o mercado de trabalho. Sim, pois este papel também é função dos pais, afinal a escolha da profissão não é uma brincadeira.  “Se der errado, faço outro curso! ” …. sei… e o dinheiro investido em uma carreira que o jovem não se identificou, como fica? Creio que o dinheiro, ainda não dá em árvores… não é mesmo? Um grande erro na escolha da profissão é escolher o que está na moda e por consequência o que  “dá” dinheiro!  Um grande engano, pois o que dá dinheiro é o trabalho executado com prazer e não por obrigação.

A criança disléxica tem uma grande criatividade e não necessariamente deve enveredar por artes plásticas, teatro ou cinema… várias outras profissões requerem um alto grau de criatividade, inovação e…..  persistência e perseverança. Lembrando a persistência somente aparece quando o trabalho é executado com prazer. Por obrigação, nem sempre tudo dá certo…

Permitir que a criança crie soluções para as dificuldades do dia a dia, pode ser o primeiro passo para a escolha da profissão no futuro, aí vai uma forte dica para os pais: ajude seu filho a encontrar soluções, não traga a solução pronta pois assim ele (ou ela) podem tornar-se acomodados, afinal “meu pai ou minha mãe, sempre dão um jeito!!!!” Ou ainda deixar que a solução escolhida pelos pais para o problema gera na criança cada vez mais uma dependência deles que não é salutar. Podemos orientá-los para viverem uma vida em paz, mas não podemos (e não devemos viver a vida deles).

Avaliar e incentivar as disciplinas escolares em que eles mais se identificam, não esquecendo que não devem abandonar tudo aquilo que não traz empatia….. Matemática é uma disciplina que causa horror a muitos alunos, mas ela é de extrema importância para a vida.

Muita leitura, muita pesquisa, visitas às universidades, frequentar palestras sobre profissões é um dos deveres de casa para os pais.  Levar seu filho ou filha adolescente para estas visitas é de máxima importância, afinal você estará participando ativamente da construção da profissão do seu filho. Leia jornais, assista à telejornais na TV e comente as notícias com seus filhos, você se surpreenderá com o que eles podem entender do mundo em que vivemos. Afinal que tipo de profissional você gostaria de encontrar no futuro? Pense nisso!


Confira outros artigos do Blog DislexClub:

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *