Direitos dos Disléxicos no Enem 2020

Direitos dos Disléxicos no Enem 2020

Neste texto você fica por dentro de TODOS os Direitos dos Disléxicos no Enem 2020. Os disléxicos PODEM sim fazer a prova do ENEM 2020 com recursos de acessibilidade, como mais tempo de prova, auxílio ledor e auxílio transcritor. Agora você vai saber TUDO SOBRE ISSO!  Para fazer inscrição no Enem 2020 clique aqui!

Diferença entre ENEM Impresso e ENEM Digital

No Enem 2020 tem uma novidade: você pode se inscrever para fazer o Enem Impresso ou Enem Digital. (Para acessar os editais de cada uma das opções basta clicar em cima do nome). Em ambas você irá ao local na prova para realiza-la, a diferença é que no Enem Impresso você fará a prova escrita como nos outros anos, já no Enem Digital você fará a prova em um computador. Outra questão muito importante:

  • Enem Impresso: APENAS nesta modalidade você terá acesso à recursos de acessibilidade;
  • Enem Digital: NÃO será oferecido recursos de acessibilidade neste modalidade (vide o tópico 1.9.4.1 no edital)

LOGO, se você quer usufruir dos recursos de acessibilidade se inscreva SOMENTE na modalidade Enem Impresso.

Direitos dos Disléxicos no ENEM 2020

Os recursos de Acessibilidade disponíveis para os disléxicos são:

  • Auxilio para Leitura: Alguém para te ajudar na leitura de textos e descrição das imagens;
  • Auxilio para Transcrição: Alguém para transcrever as respostas das provas objetivas e a redação;
  • Tempo Adicional:  olha que incrível, você terá o direito à 60 minutos a mais em cada dia de prova (ou seja 1 hora a mais).

Como realizar a Inscrição no ENEM 2020 | PASSO A PASSO

A inscrição no Enem é simples, fácil e intuitiva, você vai perceber no passo a passo abaixo:

1) Após preencher os dados como CPF, RG você será direcionado ao menu “Atendimentos”, você deve marcar PRECISO e em seguida clicar em PRÓXIMO

direito dos disléxicos no enem 2019

2) Selecionar “Dislexia” como condição especial desejada

direito dos disléxicos no enem 2019

3) Selecionar os Recursos Facilitadores Desejados

direito dos disléxicos no enem 2019

4) Anexar o laudo que comprove a sua dislexia (Formatos de Arquivos aceitos: PDF, PNG, JPEG de no máximo 2MB)

direito dos disléxicos no enem 2019

Documento que Comprove a Dislexia:

Para comprovar sua Dislexia ao INEP, seu documento precisa conter algumas informações para ser considerado válido para análise, no qual devem conter (fonte: tópicos 6.2.3 / 6.2.3.1  do edital):

  1. Nome completo do participante;
  2. Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  3. Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O participante com transtorno funcional específico (dislexia, discalculia e deficit de atenção) poderá anexar declaração ou parecer, com seu nome completo, com a descrição do transtorno, emitida e assinada por entidade ou profissional habilitado, na área da saúde ou similar e com a identificação da entidade e do profissional declarante

Se o participante NÃO possuir laudo médico

DECLARAÇÃO / PARECER, somente quando o participante com DISLEXIA, DISCALCULIA E TDAH não possuir de Laudo Médico. Na Declaração/Parecer deverá constar as seguintes informações:

  1. A identificação do PARTICIPANTE (nome completo);
  2. A descrição detalhada do transtorno;
  3. Informar o código CID + código específico do transtorno/ distúrbio (no caso da Dislexia é CID10 R48);
  4. Letra legível; Papel timbrado da entidade ou equipe multidisciplinar ou profissional habilitado da área da saúde;
  5. Identificação da entidade; equipe multidisciplinar; ou do profissional da saúde, assinatura e carimbo.

Como saber se o Documento foi aceito

  • O resultado da análise do documento comprobatório deverá ser consultado pelo endereço https://enem.inep.gov.br/participante , a partir do dia 29 de maio de 2020.
  • Em caso de reprovação da documentação anexada, o participante poderá solicitar recurso do dia  1o de Junho até 5 de junho de 2020, pelo endereço https://enem.inep.gov.br/participante .
  • O participante deverá inserir novo documento que comprove a necessidade do Atendimento Especializado. O resultado do recurso da solicitação de Atendimento Especializado, deverá ser consultado no endereço https://enem.inep.gov.br/participante , a partir do dia 10 de junho de 2020.

Critério de Correção

Como nas edições anteriores, a correção da redação do participante com dislexia, serão adotados mecanismos de avaliação que considerem as características linguísticas desse transtorno específico. (vide tópico 15.9 do edital).

Relato de Disléxicos que Fizeram Prova do ENEM Diferenciada

Bom, agora que você já sabe tudo sobre os Direitos dos Disléxicos no ENEM 2020, é hora de pegar firme nos estudos, e ficar “afiado” para a maratona de provas, pois atendimento diferenciado não é sinônimo de aprovação automática.

O Atendimento Diferenciado no ENEM visa proporcionar a concorrência justa e igualitária à todos os candidatos inscritos #FicaDica #DeusAbençoeSuaProva

2 Comentários


  1. Olá! Me escrever por nem hoje é tenho disléxia poder por gentileza pode falar o que vai cair ?

    Responder

    1. No ambito mais geral, todo conteudo que vc já estudou no ensino medio pode cair na prova. Especificamente, os conteudos que vao cair, nao tem como eu saber

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *