Um dos Melhores Blogs de Educação é sobre Dislexia

Tempo de leitura: 5 minutos

No dia 30 de setembro o DislexClub completa 2 anos de existência, e queremos aproveitar a oportunidade para fazermos um retrospectiva: mostrar todo o caminho que percorremos desde o simples sonho de fazer algo útil, até nos tornarmos um dos melhores blogs de educação para ajudar as pessoas com dislexia.

DislexClub: Como o sonho começou

Como muitos iguais a mim, sofri muito na sala de aula quando era criança durante o processo de alfabetização. Depois que eu cresci e entrei na faculdade, comecei na nutrir um sonho de ajudar outras pessoas com dislexia, para que elas não passassem pelos mesmos traumas que eu passei. Eu queria fazer alguma coisa, ajudar de alguma forma!

Melhor Equipe do Mundo

Na faculdade, durante o curso de publicidade, conheci pessoas inspiradoras! Entre elas, a minha namorada Jhenes Siqueira (hoje uma das melhores profissionais de marketing do ramo de alimentos e diretora de conteúdo do blog DislexClub), e Samuel Iglésia (publicitário e hoje está viajando pelo pais inteiro participando de um grupo de teatro). Em 2014, quando chegou a época do TCC (aquele trabalho que gigante que todo mundo faz quando chega o final o curso), eu comentei com eles o desejo de fazer um trabalho com uma “pegada” mais social – algo que impactasse a vida das pessoas com dislexia. Eles toparam na hora!

blogs de educação

Mas aí surgiu uma dúvida, afinal de contas o que a gente vai fazer de fato? Depois de várias idéias, vimos que um blog tinha a oportunidade de atingir mais pessoas por meio da internet. Qualquer pessoa no planeta poderia ter acesso ao nosso conteúdo!

Mas veio outra dúvida: Como montar um blog? Foi aí que o meu primo, Lucas Ponce, entrou em cena. Ele é um programador incrível, e mesmo morando em outra cidade, ficou um sábado inteiro comigo no skype me ajudando a colocar o blog no ar.

Produção de Conteúdo

Sempre almejamos ser mais do que um simples blog. Nosso propósito é contribuir para o desempenho do Disléxico nos ambientes; escolar, social e familiar. Dando suporte para suas dificuldades. Trazendo inspiração, curiosidade e desenvolvendo habilidades.

blogs de educação

Por isso, nos dividimos para poder “atingir” a vida do disléxico de uma forma mais completa:

  • Eu escrevo com foco nos disléxicos, dando dicas de como eles podem superar as dificuldades e até usar a dislexia ao seu favor (veja todos os textos clicando aqui); 
  • Minha mãe, Profª Maria Virginia, escreve com foco nos pais. Orientando como eles podem ajudar melhor seus filhos (veja todos os textos clicando aqui);
  • Jhenes Siqueira, publicitária antenada e hiperconectada, mostra quais aplicativos exitem que podem contribuir para o desenvolvimento dos disléxicos (veja todos os textos clicando aqui);
  • A advogada Dra. Simoni Lopes, uma pessoa maravilhosa que conhecemos na internet  e hoje se tornou uma grande amiga, dá um auxilio jurídico em seus textos; mostra o que há em nossa legislação que ampara as pessoas com dislexia (veja todos os textos clicando aqui);
  • O jornalista Lucas Queiroz, um disléxico que superou as dificuldades. E hoje escreve fazendo análises críticas sobre o sistema educacional brasileiro (veja todos os textos clicando aqui).

Mudanças no Projeto | Semana da Dislexia 2015

A idéia original é que o nosso TCC fosse feito sobre o DislexClub, mas depois de um tempo fomos informados pela coordenação que não era permitido fazer um projeto empreendedor no curso de publicidade. E tudo que a gente já tinha feito? Foi tempo perdido? Claro que não! Como diz um proverbio antigo “Viver não é esperar a tempestade passar, mas sim aprender a dançar na chuva”.

Foi quando entramos em contato com o Instituto ACBD, uma organização focada em capacitar professores para lidar com a dislexia e também um dos precursores da Semana Nacional da Dislexia, e fizemos uma proposta: fazer uma campanha comunicação para o Instituto para torna-lo mais conhecido.

Foram muitos meses de reunião até que também nos envolvemos na organização da Semana da Dislexia de 2015. Propomos duas coisas para a Semana: uma corrente do bem nas redes sociais (onde as pessoas gravariam um vídeo falando “o que significa a dislexia para você” e depois marcariam 3 amigos para seguir a corrente) – isso simplesmente BOMBOU.

blogs de educação

A outra idéia foi fazer uma série de palestras que marcaram o fim da Semana da Dislexia. Chamamos de DIA D. Gravamos todas as palestras, são rápidas e tem duração de 15 minutos! Assista clicando nos links abaixo:

Entrega do TCC

Depois de tanto trabalho duro e noites seguidas sem dormir finalmente conseguimos entregar nosso projeto de TCC:

Uma das coisas mais especiais que vou levar para sempre no meu coração, foi o reconhecimento do nosso trabalho de conclusão de curso – foi considerado como um dos melhores TCCs do curso de publicidade do Mackenzie!
Falo isso, não com soberba, nem pra engrandecimento, mas sim para mostrar para você meu amigo disléxico, que é possível sim um disléxico vencer na vida! Sei o que você passa pois quando eu era criança, era um dos piores alunos da sala. Esforce-se muito, dê o seu máximo em todas as áreas da vida, cerque-se de pessoas boas que tem grandes objetivos na vida e envolva-se em coisas grandes que podem impactar o mundo à sua volta.

Prêmio TopBlog

E por fim em 2015 somos reconhecidos pelo TopBlog – o maior concurso que premia as melhores iniciativas de produção de conteúdo independente no Brasil em ambiente digital – em duas categorias:

  • 1º Lugar como melhor social media na área de educação (Júri técnico e popular);
  • 3º Lugar como melhor blog na área de educação (Júri popular).

2015-89967-tecnico 2015-89967-popular 2015-89962-popular


E por estes dois anos de DislexClub nós só temos a agradecer à você meu amigo leitor, que curte, comenta e compartilha nosso conteúdo. Que se abre conosco e confia que nós podemos ajudar. Saiba de uma coisa: você é sim muito importante para a gente e enquanto houver um disléxico precisando de ajuda, o DislexClub nunca vai parar!

3 Comentários


  1. oi amigos eu descobri a minha dislexia com 12 anos de idade foi um dormento gando me ensinavam gando eu criança me batiam com chinelo e os professora gando chegava dia da leitura na sala não conseguia ler trava eu terminei o meu estudo com 29 anos em 2005 em 2006 tentei entra na faculdade sem sucesso só a gorra em 2016 eu consegui entra na faculdade de administração da unip da qui de estado do pará onde eu moro eu ainda tenho dificuldade de entende as matérias dos professores. que eu poso fazer sopre esta coisa do meu estudo que os professores não estão preparados com estes alunos

    Responder

  2. Olá, tenho uma filha com dislexia em grau severo. Nesse primeiro semestre de 2017 ela comecou a fazer fisioterapia na Unip aqui de Brasília. Quando fomos fazer a matrícula, nos foi informado que ela teria direito a um ledor (assim como sempre teve durante o ensino médio). Mas agora que as aulas já começaram, a orientadora da faculdade informou que ela não terá esse auxílio. Gostaria de saber o que posso fazer e a quais direitos posso recorrer.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *