Você sabe o que é Plano de Desenvolvimento Individual?

Tempo de leitura: 2 minutos

Qualquer instituição de ensino , pública ou particular, deve estar preparada para receber alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), não importando se estas necessidades são transitórias ou permanentes.

Neste sentido, as escolas em posse do laudo-diagnóstico do aluno deverão elaborar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) que atenda as especificidades educacionais do aluno com Dislexia; TDAH; Síndrome de Rubinstein; Cegueira; Deficiência Física; Transtorno de Pânico; Síndrome de Down, etc., tendo como referência o projeto pedagógico da escola, e as práticas inclusivas legalmente previstas para nosso sistema escolar. A elaboração do PDI possibilita que o aluno com NEE se aproprie do conteúdo programático de acordo com a sua condição e/ou no seu tempo, através de uma intervenção educacional adequada para cada caso/condição que se apresente.

O PDI é individual, e deve prever as várias formas de avaliação, apoio e observação disponibilizadas diante da especificidade do aluno. Pois na avaliação do processo de aprendizagem de um aluno com NEE, o educador deverá levar em conta os aspectos cognitivos, motores, psicomotores, interpessoais/afetivos, comunicacionais , que condicionam e/ou potencializam a apropriação do conhecimento.

Desta forma , podemos também afirmar que o PDI é um instrumento para a escola e a família acompanhar a trajetória e evolução do aluno NEE.

Cumpre ainda informar que o PDI é um documento legal, e está previsto no PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) – Cap. das Adaptações Curriculares, publicado pelo MEC/SEF/SEESP em obediência ao ditame Constitucional e Internacional de Educação Inclusiva. Porém, o PDI ainda é um documento “desconhecido” por muitos profissionais da educação, ou utilizado/desenvolvido apenas pelo profissional que atua na sala Multifuncional / AEE (Atendimento Educacional Especializado) que acontece no contraturno do horário letivo regular .

A construção de um Plano de Desenvolvimento Individual, nada mais é do que a efetivação do DIREITO À EDUCAÇÃO e do DIREITO À IGUALDADE , pois visa trata respeitar e tratar com dignidade à diferença ; eliminando toda espécie de discriminação; e garantindo a plena e verdadeira inclusão social.

O que fazer se a escola do meu filho não elaborou o PDI ?

O primeiro passo, é denunciar imediatamente a escola perante à Diretoria de Ensino . Porém, esse procedimento hoje é muito pouco eficaz na cidade de São Paulo , visto ser raríssimos encontrarmos Supervisores de Ensino realmente capacitados em práticas inclusivas ; conscientes da importância do cargo que ocupam ; dispostos a enfrentar a arrogância e “desmandos” de muito gestores escolares.

Outro procedimento , é buscar o auxílio de um advogado especialista em educação inclusiva , que utilizará o remédio jurídico mais eficaz diante de cada caso.

PS.: Tem dúvidas sobre este ou outros assuntos relacionados à Dislexia / Inclusão? Envie-as para nós !

24 Comentários


  1. Muito bom conhecermos os nossos direitos,como cidadãos,temos que fazer valer a lei,ou não nescessitaria de ela existir,se existe é porque deve ser aplicada,de acordo com os casos e e suas peculiaridades.Temos que aprender fazer valer nossos direitos!

    Responder

  2. Olá galera!

    Vi recentemente uma matéria voltada a dislexia e até então, passei a acompanhar o blog! Parabéns pela preocupação e dedicação a esse projeto!
    =)

    Responder

  3. ola!

    Houve necessidade que eu denunciasse a escola que meu filho estava, fui até o conselho tutelar, pois é portador de eplepsia, tdah, si( sindrome de Irlen). com todos estes contratempos consegui uma nova escola municipal e hoje o desenvolvimento dele melhorou muito e ele sente felicidade de ir escola, esta tendo trabalhos diferenciados e com isto, temos encontrado mais paz no nosso dia a dia .
    só a medicação que ainda não consegui pelo governo.
    mas é preciso de força e atitude para não permitir que nossos filhos sejam excluídos.

    obrigada por compartilhar c/ vocês.

    Responder

  4. Boa noite, meu filho tem dislexia e síndrome de irlen, foi diagnosticado dislexia com 9 anos, agora esta com 20 e cursa engenharia mecânica, neste caso a faculdade também é obrigada a implantar PDI?

    Responder

    1. Tenho uma filha com dislexia ela tem9 anos esta na quarta série, qro saber se ela tem direito a leitor em sala d aula ou so para as provas? E outra coisa, ela está muito atrasada em comparação a turma, as provas tem q ser no nível de conhecimento dela???
      Me ajudem por favor!!

      Responder

  5. A escola particular pode cobrar pelo serviço do leitor (para provas)? Ou é um direito do aluno com dislexia?

    Responder

  6. Cada dia para nós escola e família torna-se um desafio para atender o aluno com deficiência, respeitando suas particularidades em seu aprendizado. Porém artigos como esse e tantos outros publicados na internet com responsabilidade tende a ampliar a área de conhecimento das pessoas mais leiga sobre o assunto. Parabéns pela matéria, que muitos outros assuntos esclarecedores como esse sejam publicados.

    Responder

  7. Bem a minha filha passou o ensino fundamental c muita dificuldade e na escola q ela estudou não observaram q ela tinha dislexia. Porém qdo ela chegou no ensino médio ela não conseguiu sair bem e repetiu o 1ano ficou arrasada e não aceitou voltar p a escola e mais uma vez essa nova escola não observaram nada.Porém fomos p terceira escola q lá chegando expliquei toda sua trajetória e após a conversa eles me explicaram q ela poderia ser disléxica.Vamos a um profissional em BH e ela foi diagnosticada.Nessa escola ela vez o 1ano bem qdo chegou no 2ano ela estudava e fazia as provas c leitor a pedito médico mais as provas eram iguais as dos alunos normais mais uma vez ela repediu.Mas uma derrota. Foi mais um ano de depressão angústia principalmente porque a diretora da escola disse p ela não se preocupa pois ela iria passar de ano. Gostaria de saber se as provas tem q ser igual p todos ou se p ela deveriam ser diferente p q ela entendesse. Pois o venho observando r q ela acompanha as matérias mais e diferente e mais lenta faz uso de medicamentos essa escola poderia ter feito digo colocar as avaliação dela igual a dos outros alunos. Ela hj está na quarta escola e essa faz as provas do jeito q ela consegui entender. Ou seja como posso cobrar da outra escola o q ela não fez ou seja as avaliações dela era igual a do outros alunos isso pode.

    Responder

    1. Para cobrar é simples: vá a secretaria, fale com a diretora, fale com a coordenadora…. esse é o momento de “gastar sola de sapado”. Se não apoiarem ameace que vai entar com um advogado… e por ae vai.

      Responder

      1. Meu filho tem dislexia. Eu q descobri qdo estava com 3 anos e na alfabetizacao. Sempre sentei ao lado dele para ajuda lo. Hoje ele esta no 4 ano, tem 9 anos de idade. Faz acompanhamento com fono, psicologa e toma Ritalina la. Todo inicio de ano, peço a escola um horario p reuniao entre eu e professora e supervisora. Ai levo os laudos medicos atualizados p exijir atenção especial e leitor p as provas. Eke esta indo muito bem. Mas tenho q ter 2 a 3 horas de estudo em casa com ele.

        Responder

  8. Gostaria de saber como obter um diagnostico, pois meu filho tem dificuldades em matematica e apresenta alguns sinais de dislexia.
    Tenho notado que ele esta muito ancioso o que tem tornado sua aprendizagem ainda mais dificil!
    Precismaos de ajuda, por favor!

    Responder

  9. O POI pode ser.ou deve ser elaborado por um.profissional psicopedagogo? E nesse caso, è cobrado, digo, se não for feito pela escola, mas por este profissional de forma individual. E.particular para atender especificamente um.aluno?

    Responder

  10. Boa noite! Ja ouvi falar diversas vezes sobre o PDI,mas informações como estas sempre estão atrelados a dislexia.Tenho um filho TDHA ,percebo nele uma dificuldade nas provas ,apesar de ter indicação não fazem a complementação oral após as provas escritas. Sempre que as provas apresentam muitos detalhes, datas ,informações minuciosas, ele esquece ou acaba se confundindo.
    Acredito que o PDI o ajudaria muito,pois poderiam cobrar o que é essencial em relação ao conteúdo e não pequenos detalhes que não fazem diferença saber.
    Deste modo minha questão é:o PDI pode ser exigido para um Tdha? A lei que ampara o dislexico ,ampara também o tdha?
    Como exigir Da escola? E se não cumprirem o que fazer e a quem recorrer??
    Muito obrigada pela atenção é fundamental termos informações como estas.

    Responder

  11. Olá, meu filho está com 11 anos,está no 5° ano, tem laudo dislexia e tdah(desatento) desde os 7 anos, passou por duas escolas e na primeira não teve PDI. Essa última está há três anos, ela fala que elaborou o PDI sim. Mas nunca me mostrou e quando as terapeutas vão até a escola e perguntam também não mostram.
    Gostaria de saber se o PDI é segredo da escola, se esse documento não pode pelo menos ser mostrado. E quando ele for pra outra escola, ele leva esse mesmo PDI com ele. Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *