Dicas para os Disléxicos Terem Sucesso no ENEM

Tempo de leitura: 5 minutos

Quer Dicas Valiosas para os Disléxicos terem sucesso no ENEM? Aqui eu mostro que é possível sim um disléxico ter bom desempenho na prova e cursar a faculdade dos seus sonhos. É plenamente possível um disléxico tirar boas notas no ENEM  e é sobre isso que vamos falar agora.

Entenda como funciona o Sistema de Notas do Enem

O que sabemos é que elas são mensuradas pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é considerada a metodologia mais avançada para medir o conhecimento dos alunos e o comportamento deles na hora do exame. Por meio desse sistema, os participantes do Enem não são avaliados somente pela quantidade de acertos em todas as quatro provas, mas também pelos parâmetros (características) de cada um dos itens e pelo padrão de resposta de cada inscrito.  Em linguagem simples, quanto mais participantes acertarem uma questão, menor é a pontuação atribuída a ela. Se o estudante acertar questões que poucos acertaram, sua nota será maior.

Dica 1 – Faça a Redação por Último

É notório que nós disléxicos temos dificuldades em colocar as idéias no papel, por isso, para você ganhar tempo na prova não comece pela redação pois corre-se o risco de não sobrar muito espaço para se dedicar no restante da avaliação.

Dica 2 – Tenha cuidado na Redação

A Redação é uma dissertação, logo é um texto para defender um sua visão/posicionamento diante do tema proposto. Alguns pontos importantes devem ser levados:

  • Não usar a primeira pessoa: frases como “Eu acho”, “Eu acredito”, “Eu li sobre isso” – Não devem estar presentes na sua redação;
  • A estrutura básica de uma dissertação: introdução + 3 parágrafos de desenvolvimento + conclusão;

Dica 3 – Pule textos longos, vá direto para as perguntas

A própria pergunta vai direcionar o que deve ser encontrado no texto. Assim, ao invés de se preder em todo o texto, e correr o risco de ter que lê-lo mais vezes para conseguir compreende-lo por completo, indo diretamente na pergunta você ganha tempo e avança mais rápido na prova.

Dica 4 – Tape os ouvidos e sussurre para ouvir a própria voz

Essa é uma técnica muito usada por cantores quando estão em alguma apresentação, eles tapam os ouvidos para “ouvir a própria voz” na ressoa na caixa craniana. Por que isso funciona com os disléxicos? Pois nós disléxicos compreendemos melhor quando fazemos leitura em voz alta, como não podemos ler em voz alta durante a prova, essa técnica de tapar os ouvidos e sussurrar permite ouvir a própria voz quando se está lendo, e assim, ter uma melhor compreensão.

Dica 5 – Comece pelas questões que você tem mais facilidade

O seu cérebro está mais descanado no começo da prova, com isso você ganha tempo e gasta energia nas questões mais difíceis.

Dica 6 – Como manter a calma sob pressão

Todos nós temos medo de fracassar no dia decisivo. Estudos revelam que  paralisia por causa da pressão é o resultado de pensar excessivamente no que vai fazer.  Muitas vezes o maior inimigo durante uma prova é o nervosismo, segue algumas dica para controlar o nervosismo:

  • Ouça sua música favorita;
  • Jogue um joguinho no celular;
  • Converse com seu amigo sobre assuntos triviais.

Dessa forma o seu cérebro estará tirando o foco no problema e se “distraindo” com outra coisa.

Dica 7 – Revise o Texto de trás para frente

Somos constantemente acometidos por algo chamado de cegueira por inatenção, que se configuram por “pensamentos automáticos”: ao revisar um texto corremos o risco de não encontrar os erros, pois damos mais atenção à história geral do que nas palavras individuais. Ao ler o texto de trás para frente nos focamos em cada palavra isoladamente.

Dica 8 – Descanse no dia que antecede a prova

Jamis passe a noite estudando antes da prova. Quando dormimos o cérebro está extraordinariamente ativo, onde ele reorganizar as informações e faz conexões importantes.

Dica 9 – Cuidado com o Horário de Verão

O Enem começa neste domingo (4) com um detalhe a mais: o horário de verão. Isso quer dizer que, à meia-noite de sábado (3) para o domingo (4), os moradores de dez estados e do Distrito Federal deverão adiantar o relógio em uma hora. Então saia de casa o mais breve possível para não dar de cara com os portões fechados.

Dica 10 – Não decore elementos isolados

Entendendo o contexto através de histórias permite que a memorização de fatos seja muito mais efetiva. Por exemplo, tente decorar os elementos a seguir:

  • Mesa;
  • 18;
  • Baralho;
  • Garçom;
  • Sanduíche;
  • Inglaterra;

Difícil decorar estes elementos isolados? Vou deixar mais fácil:

“No século 18, John Montagu era um político da Inglaterra que adorava jogar baralho, ele não queria sair da mesa nem para comer. Durante um jogo, ele pediu à um garçom que trouxe-se  2 fatias de pão recheadas com carne, assim ele conseguiria comer e ter as mãos livres. O lanche ficou tão famoso que levou seu nome: ele era conhecido como Conde de Sandwich (Sanduíche).”

Essas foram minhas dicas para os disléxicos terem sucesso no Enem

Desejo boa sorte a todos os disléxicos que vão fazer a prova, depois venham aqui e me contem como se saíram ok?

Aquele Braço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *