Direitos dos Disléxicos no Enem 2023

Direitos dos Disléxicos no Enem 2023

É tradição aqui no DislexClub, todos os anos eu trago o passo a passo de como se inscrever no ENEM! E este ano não vai ser diferente, aqui você fica por dentro de como garantir Direitos dos Disléxicos no Enem 2023.

Nós disléxicos PODEMOS sim fazer a prova do ENEM 2023 com recursos de acessibilidade, como mais tempo de prova, auxílio ledor e auxílio transcritor. Agora você vai saber TUDO SOBRE ISSO!  Para fazer inscrição no Enem 2023 clique aqui!

Direitos dos Disléxicos no ENEM 2023

Acessibilidade disponível no ENEM 2023 apara as pessoas com dislexia são:

  • Auxilio para Leitura: Profissional capacitado para realizar a leitura de textos, descrição de imagens e transcrição das respostas das provas objetivas e da redação.
  • Auxilio para Transcrição: Profissional capacitado para transcrever as respostas das provas objetivas e a redação.
  • Tempo Adicional: Tempo adicional de 60 minutos em cada dia de realização do Exame concedido caso seu documento comprobatório e/ou declaração seja aprovado(a), de acordo com o edital do Exame.

Como solicitar os recursos de acessibilidade no ENEM 2023 | PASSO A PASSO

A inscrição no Enem muito fácil e simples, você vai perceber no passo a passo abaixo:

1) Preencha os dados como CPF, RG você será direcionado ao menu “Atendimentos”, marque PRECISO e em seguida clicar em PRÓXIMA

2) Selecionar “Dislexia” como condição especial desejada

3) Selecionar os Recursos Facilitadores Desejados

4) Anexar o laudo que comprove a sua dislexia (Formatos de Arquivos aceitos: PDF, PNG, JPEG de no máximo 2MB)

Documento que Comprove a Dislexia:

Para comprovar sua Dislexia ao INEP, seu documento deverá conter:

  1. Nome completo do participante;
  2. Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e/ou o código correspondente ao CID (no caso da Dislexia é CID10 R48);
  3. Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente;
  4. Descrição da necessidade de tempo adicional, conforme condição, característica ou diagnóstico do participante, de acordo com a legislação vigente citada nos editais do Exame, exceto para estudantes em classe hospilatar.

Se o participante NÃO possuir laudo médico

DECLARAÇÃO / PARECER, somente quando o participante com DISLEXIA, DISCALCULIA E TDAH não possuir de Laudo Médico. Na Declaração/Parecer deverá constar as seguintes informações:

  1. A identificação do PARTICIPANTE (nome completo);
  2. A descrição detalhada do transtorno;
  3. Informar o código CID + código específico do transtorno/ distúrbio (no caso da Dislexia é CID10 R48);
  4. Letra legível; Papel timbrado da entidade ou equipe multidisciplinar ou profissional habilitado da área da saúde;
  5. Identificação da entidade; equipe multidisciplinar; ou do profissional da saúde, assinatura e carimbo.

Como saber se o Documento foi aceito

  • O resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado deverá ser consultado no endereço <enem.inep.gov.br/participante>, a partir do dia 5 de julho de 2023.
  • Em caso de reprovação da documentação anexada, o participante poderá solicitar recurso, entre o dia 26 de junho de 2023 e as 23h59 do dia 30 de junho de 2023 (horário de Brasília-DF), pelo endereço <enem.inep.gov.br/participante> e inserir novos documentos para análise.
  • O resultado do recurso da solicitação de atendimento especializado deverá ser consultado no endereço <enem.inep.gov.br/participante>, a partir do dia 5 de julho de 2023.

Critério de Correção da Redação

Como nas edições anteriores, a correção da redação do participante com dislexia, serão adotados mecanismos de avaliação que considerem as características linguísticas desse transtorno específico. Ou seja, se você cometer erros ortográficos você não perderá pontos

Relato de Disléxicos que Fizeram Prova do ENEM Diferenciada

Bom, agora que você já sabe tudo sobre os Direitos dos Disléxicos no ENEM 2021, é hora de pegar firme nos estudos, e ficar “afiado” para a maratona de provas, pois atendimento diferenciado não é sinônimo de aprovação automática.

O Atendimento Diferenciado no ENEM visa proporcionar a concorrência justa e igualitária à todos os candidatos inscritos #FicaDica #DeusAbençoeSuaProva

2 Comentários


  1. Olá!
    Tudo bem?
    Sobre o uso da calculadora, não consta que o disléxico tem o direito do uso nos dias de provas?

    Responder

  2. Olá Pippo! Tudo bem? Me chamo Maria Eduarda e vou fazer o ENEM esse ano pela quarta vez (fiz duas como treineira, uma valendo e irei fazer pela segunda vez valendo). Preciso muito da sua ajuda! Eu fui diagnosticada com TDAH esse mês (infelizmente após o período de inscrição). Eu estou desesperada querendo saber se eu ainda tenho alguma chance de recorrer aos meus direitos de acessibilidade por só ter conhecimento desse déficit que eu possuo depois do prazo. Estava pesquisando muito sobre o assunto e você foi a pessoa na internet que fala com maior propriedade sobre esse assunto e imaginei que você poderia saber como posso proceder nessa situação. Pode me ajudar, por favor? Muito obrigada!!!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *