O Uso da Comic Sans Não Altera a Inclusão de Disléxicos no Instagram

O Uso da Comic Sans Não Altera a Inclusão de Disléxicos no Instagram

Tempo de leitura: 2 minutos

Um assunto que movimentou as redes sociais nos últimos dias foi a Inclusão de Disléxicos no Instagram. Algumas as páginas @gutogalamba, @nexojornal, @uolnoticias@passarelamkt@glamourbrasil, postaram que o Instagram adicionou a fonte Comic Sans para promover inclusão social de #Dislexicos. Tem um problema: ISSO NÃO TEM NENHUM EMBASAMENTO!

Vamos à Ciência para Entender a Inclusão de Disléxicos no Instagram

No estudo “Good Fonts for Dyslexia” de Rello e Baeza-Yates (2013), 48 pessoas com #dislexia leram 12 textos com 12 fontes diferentes. A Comic Sans não foi testada mas ainda podemos colher informações úteis. A principal conclusão do estudo é que boas fontes para pessoas com #dislexia foram Helvetica, Courier, Arial, Verdana e Computer Modern Unicode (CMU), levando em consideração desempenho de leitura; enquanto as fontes em itálico diminuíram o desempenho.

Em outro estudo “Examining children’s reading performance and preference for different computer-displayed text” de Bernard e Charles (2002). As fontes Comic Sans, Arial e Times, foram consideradas mais legíveis, medidas por uma pontuação de eficiência de leitura.

Outro estudo, e que foi bastante citado pelas páginas, foi o “Dyslexia friendly style guide” da British Dyslexia Association. Só que quem cita este artigo ou (1) não leu inteiro ou (2) apenas copia uma à outra feito um papagaio sem ler o original. Além da Comic Sans, a Arial e outras 6 fontes são consideradas boas para os #disléxicos

Como puderam perceber nos estudos acima, não há nada de extraordinário na Comic Sans. Em termos de inclusão no Instagram, NÃO HÁ NADA DE ESPECIAL PARA NÓS #DISLÉXICOS TER OU NÃO COMIC SANS porque a Arial JÁ ESTAVA SENDO usada na plataforma e já nos atende bem.

Fontes sem serifa, tamanho 14px, espaçamento 1,5cm entre linhas, já é mais do que suficiente. Não precisamos reiventar a roda.

O que concluir sobre a Inclusão de Disléxicos no Instagram?

Afirmar que o Instagram adicionou a Comic Sans pensando nos #disléxicos é totalmente sem fundamento, pois em NENHUM lugar dos canais oficiais da plataforma há esta informação. Vejam por conta própria (https://help.instagram.com/). Logo, o Instagram adicionar Comic Sans foi SIMPLESMENTE para oferecer maior variedade de estilos para a comunidade, apenas isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *